Obrigado pela visita, e volte sempre que quiser!

Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Crônicas candangas 5

Amigos, voltei. Estou me acostumando com a nova rotina, OK? Em breve, mando um post sobre isso.

Mais de cem dias sem chuva. Secura total no planalto central. A grama está marrom, e parece crocante ao ser pisada. Qualquer brisa levanta nuvens de pó nos imensos espaços vazios.
Mesmo sem beber, parece que estamos de ressaca permanente. Os lábios ficam duros, a pele fica esbranquiçada, os olhos ardem e raspam. Os sintomas clássicos são a dor de cabeça e a urina bem amarela, que aparecem quando o estrago já está feito, ou seja, depois que passamos um bom tempo sem beber água.
Já adotei o costume: a garrafa e a caneca ficam sempre à mão. Mesmo sem sede, forço-me a beber este líquido precioso.
A seca, claro, deixa o céu sem nuvens. Ao amanhecer, este fenômeno proporciona um espetáculo impressionante: manhãs de um azul profundo, que só vai ser manchado lá pelo meio da tarde, quando começam a aparecer algumas manchas brancas.
Segundo os locais, é o prenúncio de que as chuvas começam a se aproximar.
Todos rezam para que isso aconteça logo. Eu também...

Este texto foi escrito há alguns dias, e logo depois tivemos dois dias de chuvas fracas, que foram suficientes apenas para causar alguns acidentes e para baixar um pouco o pó. Torço para que chova de verdade...

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Crônicas candangas 4

A mudança chegou sem problemas, sem quebras e sem riscos. Enfim, sem traumas.
Boa parte das caixas foi aberta, muita tralha já está no seu devido lugar.
A casa já está com cara de casa, apesar de algumas coisas ainda estarem desaparecidas. Quem mudou alguma vez na vida, sabe do que estou falando.
A vizinhança é tranquila, com exceção de um cachorrão que late e uiva, e ouriça minha vira-lata, que desanda a latir. Coisas caninas...
Estamos estranhando a tal da secura do planalto central. Os lábios chegam a trincar de tão secos, e parece que vivemos de ressaca. A solução é abusar da água, e apelar para a manteiga de cacau.
Ontem ouvi que, aqui perto, a umidade relativa do ar chegou a 6%. Sorte que não uso lentes de contato...
Hoje o céu amanheceu coberto de fumaça. O entorno está em chamas. Que a chuva chegue logo!