Obrigado pela visita, e volte sempre que quiser!

Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Palavra do dia

Já há algum tempo, um dos esportes mais praticados no Brasil é a brincadeira. Os pais-da-pátria praticam-no quase que diariamente, seja na mídia (jornais, revistas, TV, rádio, internet), seja ao vivo.
E qual o alvo delas? Não consegue adivinhar? Pense um pouco. Está bem, vou contar: eu, você, nós, contribuintes, eleitores, consumidores.
Assim, também tenho o direito de lançar uma bricandeira: a Palavra do Dia. Dependendo do caso, pode vir também proposta mais uma (ou mais) da série Perguntas Básicas.
Vamos colaborar com a redução da estupidez e da ignorância, explorando juntos a nossa Língua Portuguesa.
A palavra de hoje é Oneomania.
Segundo o Dicionário Aulete Digital (que você pode baixar gratuitamente em http://www.auletedigital.com.br/download.html):
Oneomania: s.f. desejo incontrolável e impulsivo de fazer compras, na maioria desnecessárias.

Pergunta Básica: você nunca teve um surto oneomaníaco? Lembre-se: seja sincero.
Se você respondeu afirmativamente, responda agora à outra Pergunta Básica: por isso, quanta tralha você tem na sua casa?

terça-feira, 27 de abril de 2010

Pergunta Básica: você é sincero?

Primeiro, vamos à lição. No Dicionário Michaelis, temos:
sincero adj (lat sinceru) 1 Que denota sinceridade ou simpleza. 2 Que usa de sinceridade, que se exprime sem intenção de enganar, ou de disfarçar o seu procedimento. 3 Que exprime só o que sente e pensa. 4 Que é dito ou feito de modo franco, sem dissimulação ou disfarce. 5 Leal, natural, verdadeiro. Antônimo (acepções 1, 2 e 3): hipócrita.

sinceridade sf (lat sinceritate) 1 Qualidade de sincero. 2 Franqueza, lealdade; ausência de dobrez ou de hipocrisia; lisura de caráter. 3 Palavras ou observações sinceras. Antônimo (acepções 1 e 2): fingimento, hipocrisia.

Na cruzada contra a estupidez, duas boas armas são o questionamento e a conscientização. Por isso, vamos começar a série "Perguntas Básicas". São perguntas que podem e devem mexer com a nossa consciência, com o nosso senso, com a nossa visão de mundo.
Elas são simples, mas devem nos fazer, ao menos, pensar um pouco sobre determinadas questões do cotidiano.
Lixo na rua. O que você pensa disso? Está certo? Está errado? Por que? O que você pode fazer para melhorar?
Seja sincero.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Vida de concurseiro I

A partir de uma certa idade, normalmente na casa dos quarenta, o ser humano começa a fazer questionamentos sobre a vida, suas escolhas, seus erros e acertos, sua maneira de ver o mundo...
Para o concurseiro, tais questões são:
1. Quem sou eu?
- Sou alguém que vive em função dos editais, dos livros, das apostilas e da jurisprudência do Supremo, claro.
2. O que faço aqui?
- Estudo. Se possível, até no chuveiro.
3. Qual o sentido da vida?
- Sei lá! Isso está no conteúdo programático? Se não estiver, só vou me preocupar com isso depois. Bem depois. Agora não dá!
4. Para que serve tudo isso?
- Para passar no concurso, claro!
5. De onde vim?
- De um emprego sem perspectiva, sem estabilidade, com salário abaixo do que eu penso que mereço.
6. Para onde vou?
- Para um emprego melhor, pelo menos por enquanto. Estou de olho naquele edital que deve sair no ano que vem...

Vivemos em função do concurso, seja ele qual for. Mais especificamente, da data da prova. Não fazemos outra coisa senão pensar na prova, em atualizar o material de estudo, em discutir aquela questão nebulosa, em fazer exercícios...
A vida torna-se regrada, com horário de trabalho, volta para casa, banho, lanche, rápido descanso, e estudo. No final de semana, estudo em três períodos.
Os diálogos abaixo são bem conhecidos:
- Cara, vem aí um final de semana prolongado. Vamos fazer um churrasco?
- Nem pensar. Vou aproveitar para ler aquele livro novo de Direito Constitucional que comprei.
Ou então:
- Você não vai levar o cachorro para passear? Faz horas que ele está lá, perto do portão, olhando para a rua e para a guia pendurada na área...
- Só depois da prova.
Tudo fica para depois da prova. E se não passar? Bem, mais uma vez adia-se tudo para depois da próxima prova, porque a carga de estudo tem que aumentar.
- O edital deve sair no mês quem vem. Vou parar tudo para estudar.
- Mas já não tinha parado tudo antes? Quanto tempo faz que não vamos tomar um chope? Ou ao cinema?
E assim a vida passa, e tudo fica para depois. Vivemos outra realidade. Vida de concurseiro é assim.
Culpa de quem? Nossa, do sistema, da vida, do mercado de trabalho...
- Para de filosofar, bobão! Chega de pensar besteira. Olha aí a quantidade de matéria que ainda tem para revisar. A prova está chegando!
Vida de concurseiro é dura!

domingo, 25 de abril de 2010

Esta tinta custa caro

Li na coluna Login, da Cinthya Ruis no Globo, que o site Printer.com (http://www.printer.com/), fez um teste para saber quais são as fontes mais econômicas para impressão.
A lista com as dez fontes é a seguinte:
Century Gothic; Ecofont; Times Roman; Calibri; Verdana; Arial; Sans Serif; Trebuchet; Tahoma; Franklin Gothic Medium.

É uma boa dica para “esticar” a vida útil dos nossos cartuchos de tinta.
Afinal de contas, você já parou para pensar que a tinta de impressora é um dos líquidos mais caros do mundo?
Quer um exemplo?
Considerando que um cartucho original de tinta para HP Deskjet custe em torno de R$ 100,00, e que venha com 5 mL (como a maioria dos cartuchos), o valor do litro desta tinta será de R$ 20.000,00.
Sim, é isso mesmo que você leu. Com um litro de tinta, você compra um carro.
Assustado? Eu também fiquei...
Para comparar, um frasco de perfume que custe R$ 200,00, e que venha com 125 mL (exemplo: Polo, da Ralph Lauren), custará R$ 1.600,00 por litro.
Um litro de gasolina custa, em média, em torno de R$ 2,60.
Quando você pensar em imprimir algum texto que pegou na internet, pense duas vezes.
Eu sei que não é muito agradável ler diretamente na tela, mas só imprima se for realmente imprescindível. E pense também em usar o modo econômico.
O bolso, a parte mais sensível do corpo humano, agradece.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Agradecimentos

Agradeço, de coração, aos meus seguidores, comentaristas e visitantes pelos acessos, pelos comentários e pelas mensagens de incentivo.
Espero que tenham gostado do que leram até aqui, e gostaria que continuassem a prestigiar o meu blog.
Abraços a todos, e até de repente!

Cuide-se, consumidor, 2011 já chegou

Já percebeu que os lançamentos de novos modelos de carros estão acontecendo cada vez mais cedo?
Antigamente, por exemplo, no ano X0, a linha X1 só aparecia lá pelos meses de novembro ou dezembro. Aí, ela começou a aparecer em setembro. Depois em agosto.
Agora, no início do ano, em março ou abril, as montadoras já anunciam a linha do próximo ano. Lembro-me de uma montadora que, no início de 2008 (!), já fazia chamadas da linha 2010 (!!) de um de seus modelos. Absurdo total.
E, para confirmar a tendência, há alguns dias, ou seja, antes do meio de abril, já vi vários anúncios da linha 2011 de montadoras.
Espera aí, meu camarada! Não tem alguma coisa errada nesta história?
É o marketing criando necessidades, aliado ao desejo de liberdade e de mobilidade na sociedade moderna, e ajudado pela falência iminente do sistema de transporte público.

Cuide-se, consumidor, pois 2011 já chegou e você nem percebeu...
Há um sentimento generalizado de que o tempo parece passar mais rápido do que há alguns anos, mas isso já é sacanagem.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Uma senhora de 50 anos que seduz

Hoje, 21 de abril de 2010, Brasília completa 50 anos.
É uma senhora que seduziu, e ainda segue seduzindo muitos que para lá se dirigem, em busca de sonhos, de realizações, de emprego, de estudo, de boa vida, de facilidades e das facilidades da vida moderna.
Para marcar a data, posto aqui a música abaixo, que foi composta pelo grande (pelo menos para mim, que sou seu fã há muito tempo) Guilherme Arantes, está no seu 5º LP solo, Coração Paulista, de 1980, lançado pela WEA. É a 4ª faixa do lado A.
A composição tem 30 anos, mas não perde a atualidade.

Brasília
Guilherme Arantes
Loucos profetas previram a tua existência
milênio atrás
e nos seus mapas marcaram o centro do mundo
e nele tu estás
todas as lendas que cercam teu nome
jamais lograrão te explicar
nem a política, nem o teu preço
que foi tão penoso pagar

Tuas cidades satélites mostram o quanto és uma aberração
vivem à margem da tua luxúria onde corre o poder da nação
seitas estranhas proclamam que o teu destino ainda não se cumpriu
rezam a vinda dos anjos de estrelas cadentes no céu do Brasil

És a vitrine imponente e ostensiva
de um povo que vive a sonhar
com seu império futuro, tesouro,
presente que Deus vai mandar

Parabéns a todos os brasilienses pela data.

Ah, sim! Ela também me seduz, já há algum tempo.
Pode ser que nossos destinos se cruzem, em algum ponto no futuro.
Os esotéricos explicam...

terça-feira, 20 de abril de 2010

A dobradinha e a evolução

- Cara! Comi uma dobradinha, ontem, na casa do Fulano! Simplesmente divina!
- Eu não gosto de dobradinha. Nem do cheiro. Não suporto!
- Como você não gosta? É uma delícia! Com uma pimentinha, então...
Podia ser chocolate, bolo de cenoura, sorvete de cajamanga, ovo frito, camarão ou chá de gengibre, não importa. A essência da história é sempre a mesma.
Por que será que tentamos impor nossos gostos aos outros? E por que não aceitamos que os outros não gostem de coisas das quais nós gostamos?
Simples. Porque cada um é cada um. Somos diferentes. Temos gostos diferentes. Temos criações diferentes. Temos histórias de vida diferentes.
Mas o ser humano não aceita quem é diferente.
Os opostos se atraem, é o que sempre ouvimos. No eletromagnetismo, pode ser. Mas, na vida, os semelhantes se atraem.
Andamos com pessoas que gostam de tênis, de futebol, de sinuca, ou de aviões. Se gostamos de ficção científica, não admitimos que alguém possa gostar de musicais. Se gostamos de rock pauleira, não suportamos quem gosta de música breganeja. E vice-versa.
Para aceitarmos as diferenças, ainda temos muito que evoluir.
Posso evoluir, mas vou continuar a não gostar de dobradinha. Prefiro um ovo frito.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Contrariando Monteiro Lobato

Monteiro Lobato disse: “Um país se faz com homens e livros”.
Concordo plenamente, pois leitura é fundamental. A sociedade só construirá uma base sólida se puder obter informações, para então poder transformá-las em conhecimento.
Gosto de livros. Sinto-me à vontade em livrarias, e o passeio pelas estantes é prazeroso.
E sei me orientar sozinho nas bibliotecas. Quando entro, só faço uma pergunta:
- Onde está o 001? Aumenta para lá, ou para cá?
Geralmente, vem de trás do balcão um olhar com brilho especial.
Se pudesse ler a mente da bibliotecária, seria algo assim: “Não preciso me preocupar com esse aí. Ele já sabe o que quer, e sabe onde encontrar”.
Acho uma falta de sensibilidade por parte de algumas instituições trancar seu acervo. Você só vê pela vidraça. Lá longe estão seus objetos de desejo...
Todo o acervo deve estar disponível, acessível, para que o leitor possa circular, olhar, pegar o livro, folhear, ver se gosta. Eventualmente, buscar obras correlacionadas. Levar todos para a mesa, olhar com calma, voltar à estante, pegar outra obra, e assim sucessivamente.
Já fui a várias bibliotecas, sendo muitas delas em faculdades. Em algumas, você tem que consultar o acervo em fichas ou, mais recentemente, nos computadores. Daí, pega o número do livro, passa para a bibliotecária, que vai ao acervo físico, e traz o livro. Se você não gostou e quer outro, tudo de novo. E lá vem aquele olhar de desaprovação, com o pensamento fulminante (nesta hora, não gostaria de ser telepata):
- Pô, esse cara não se decide? Vou ter que voltar lá dentro? Que saco!
Perguntas: do que eles têm medo? É de furto? Há sistemas próprios de controle de saída, com sensores colados nas capas. É de que o leitor desarrume as estantes? É só orientá-lo para que deixe os livros em carrinhos espalhados pelo recinto. É de trabalhar? Vá procurar emprego em outro lugar...
Quanto mais contato com os livros, melhor.
Monteiro Lobato sabia muito bem o que dizia. Pena que há pessoas que preferem só exercícios físicos, e não fazem força para exercitar a mente...

domingo, 18 de abril de 2010

Rock de qualidade

Para quem gosta de rock, fica ligado na internet e tem caixas de som, ou fones de ouvido disponíveis, aqui vai uma dica.
Acesse o site da KFOG, em http://www.kfog.com/, e depois clique em Listen Live.
É uma FM de San Francisco, Califórnia, que toca, como eles mesmos dizem no banner do site, um rock de classe mundial.
Sou obrigado a concordar.
E tem dois detalhes: você vai ouvir muita coisa boa que nem está no circuito comercial, e ainda vai acostumando seus ouvidos com o inglês falado nos EUA.
Confira, e depois conte o que achou e ouviu por lá.