Obrigado pela visita, e volte sempre que quiser!

Pesquisar este blog

domingo, 6 de junho de 2010

Dia 5 de junho - dia mundial do meio ambiente?

Ontem, dia 5 de junho, foi o dia mundial do meio ambiente.
Há o que comemorar? Sim e não.
Se for para lembrar que ainda podemos fazer alguma coisa para salvar nosso pobre planeta Terra das nossas próprias garras, sim, temos o que comemorar.
Agora, se analisarmos o que realmente temos feito, bem, então não temos o que celebrar.
Nosso modo de vida torna-se, a cada dia, mais e mais insustentável, impulsionado pelo marketing e pela "necessidade" de crescimento da economia.
Catástrofes ambientais, como a mais recente, no Golfo do México, sucedem-se perigosamente.
O desmatamento, em nome da produção agropecuária e da indústria madeireira, segue em ritmo alucinante.
As queimadas, sejam elas autorizadas ou criminosas, continuam a destruir e a emitir toneladas de gás carbônico na atmosfera.
Nossos veículos a combustão interna continuam a ser ridiculamente ineficientes.
Não há investimentos em transporte coletivo, e nossa malha ferroviária é minúscula.
Os níveis de saneamento básico (água, esgoto e resíduos sólidos) permanecem baixíssimos, e sem perspectiva de aumento de investimentos.
Nossas indústrias são poluentes, e não gerenciam adequadamente seus resíduos.
E por falar em resíduos, um aspecto a que poucos têm dado atenção é o lixo eletrônico. A cada mês, dezenas de novos lançamentos de tralha eletrônica "indispensável" chegam às lojas, transformando os equipamentos anteriores (não direi antigos, pois como algo que tem seis meses, ou menos, pode ser considerado antigo?) em supostas velharias. E o consumismo fala cada vez mais alto, pois estamos desfilando com nossos equipamentos novinhos, enquanto os "velhos" são literalmente jogados fora. São videocassetes e câmeras de vídeo, DVDs, celulares, televisores, computadores, notebooks, iPods, câmeras digitais, pen-drives, telefones sem-fio... A lista é bem grande, assim como o volume de material que vai parar nos muitos lixões ou nos poucos aterros sanitários. Alguém sabe o quanto de material tóxico está presente nesses equipamentos, e que pode contaminar tanto o solo, quanto a água?
Deixo aqui um convite: vamos aproveitar esta semana para pensar sobre nossos hábitos, e avaliar se algo pode ser feito para melhorar nossa permanência neste planeta. Pois, quer aceitemos, quer não, por enquanto, só temos a Terra para viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário