Obrigado pela visita, e volte sempre que quiser!

Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de março de 2011

A comemoração e o silêncio constrangedor

Durante a apuração do resultado dos desfiles de escolas de samba, as equipes de reportagem fizeram várias entradas ao vivo das quadras das principais escolas. Quem acompanhou viu que todos estavam lá, parados, tensos, preocupados, com os olhos pregados na tela da TV.
Mas bastava que a imagem da quadra chegasse à tela para que todos entrassem em verdadeiro transe, passando da inércia à dinâmica.
Você, caro amigo, já deve ter assistido muitas cenas assim, ao vivo, durante as coberturas de comemorações relativas a títulos, seja de times de futebol, vôlei, o que for.
Está todo mundo lá, feliz, mas relativamente comportado. Bandeiras praticamente enroladas, tambores quase quietos. Enfim, praticamente reina a calma.
O estúdio avisa ao repórter que o link está OK, e a contagem se inicia: 4, 3, 2, 1... Vai!
O problema é que a imagem e o áudio mostram todos ali, parados ao lado do repórter, num silêncio constrangedor, até que, somente alguns segundos depois, a imagem chega no retorno e, aí então, todos entram em euforia, e começam a pular, a gritar, a cantar, a bater os tambores, a tocar as cornetas. Parece até que é de verdade.
Só então o repórter fala a frase tradicional, praticamente aos berros, na tentativa de suplantar o súbito barulho:
- Aqui todos estão muito animados. A festa não tem hora para acabar, etc, etc, etc...
Depois que a entrada é encerrada, e o repórter dá a "famosa deixa", "é com vocês aí no estúdio", tudo volta ao normal. Bandeiras enroladas, tambores e cornetas quietos, calma quase absoluta. Exceção feita às quadras das escolas de samba, onde o êxtase atinge níveis inimagináveis.
Comemoração por encomenda, via satélite, ao vivo e a cores, para todo o Brasil. Todo mundo quer aparecer na televisão...
Afinal de contas, Andy Warhol declarou, um dia, que todos têm direito a seus quinze minutos de fama. Mesmo que os quinze minutos se resumam em alguns segundos, por trás do repórter, numa emissora que nem tenha lá tanto índice de audiência... Se for na Vênus Platinada, melhor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário