Obrigado pela visita, e volte sempre que quiser!

Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de março de 2011

Cuidado com a patrulha

Na Folha, aqui; reportagem de Fernando Magalhães.

14/03/2011 - 07h52
Venda de moedas com marca nazista causa reações
O site de vendas Mercado Livre disponibiliza para seus clientes moedas com a suástica, símbolo do nazismo. São mais de 20 peças que correspondem a vários anos da década de 30, algumas da época da Segunda Guerra.
A venda e a divulgação no site provocaram reações na comunidade judaica.


Vivemos tempos de atitudes "politicamente corretas". No fundo, isso tem se tornado uma chatice, devido ao excessivo patrulhamento ideológico. Não se pode mais falar, criticar, fazer piadas, escrever. Em breve, sequer poderemos pensar.
Essa suposta "comoção" por causa da venda de moedas é apenas uma das facetas dessa história. Seria o mesmo se ocorresse com selos.
Não se trata de propaganda nazista, nem de incentivo ao anti-semitismo. Tratam-se de moedas de determinado período histórico, no caso, do período de dominação do nazismo, nas décadas de 30 e 40.
E se as moedas fossem da ex-URSS, do período de governo de Stalin, um dos mais sangrentos de que se tem notícia na história mundial? Haveria manisfestações contrárias? Afinal de contas, dezenas de milhares de soviéticos foram simplesmente varridos da face da Terra por discordarem do regime (muitas vezes, nem isso ficou efetivamente provado, pois bastava uma simples denúncia para que os gulags ficassem cheios).
Oh, tempora! Oh, mores!

Um comentário:

  1. Acho o politicamente correto o fim. Claro que não sou a favor do ofensivo, mas essa história de não se poder mais criticar ou brincar com nada é ridículo. Como diz o Rowan Atkinson, o eterno Mr. Bean, ninguém pode ser isento de virar alvo de piadas...
    abraço
    Mônica

    ResponderExcluir