Obrigado pela visita, e volte sempre que quiser!

Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Para encerrar o ano 2

Em várias festas de Ano Novo, entre amigos, fiz as minhas previsões para o ano que se iniciava.
Como estamos também entre amigos, faço aqui as minhas previsões para 2011. Ao longo do ano, podem conferir. Minha taxa de acertos costuma ficar em torno de 90%, melhor do que muitos supostos videntes.

- Ao menos um político de projeção nacional vai morrer.
- São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte vão sofrer com fortes chuvas neste verão. O mesmo vale para a região serrana do Rio.
- Importantes estradas de ligação entre regiões brasileiras terão quedas de barreiras, com grandes congestionamentos.
- Haverá seca no inverno, e alguns reservatórios chegarão a níveis criticos, comprometendo o abastecimento das cidades próximas.
- Também devido à seca, o cerrado sofrerá com as queimadas. Isso também poderá ocorrer com o pantanal.
- A mega-sena acumulará por várias semanas, e o ganhador será de uma cidade pequena, quase desconhecida.
- Uma personalidade ligada às artes, que estará um pouco esquecida, vai morrer, e o interesse por ela vai aumentar por isso.
- Surgirá uma nova dupla "sertaneja" de projeção nacional.
- Fortes nevascas complicarão o tráfego aéreo na Europa.
- Os traficantes do Rio de Janeiro tentarão tomar pontos de vendas de drogas em "comunidades" que não as suas de origem. Por isso, haverá grandes apreensões de drogas em morros próximos.
- Surgirão escândalos em vários governos estaduais, e também no governo federal. Entretanto, possíveis CPIs serão sepultadas, sob a justificativa de serem apenas vitrines políticas.
- Haverá um forte terremoto no chamado "Anel de Fogo do Pacífico". Alertas de tsunami serão emitidos, mas serão cancelados poucas horas depois.
- Haverá um furacão de grande intensidade que afetará a região da América Central/Golfo do México.
- A Austrália e a Califórnia enfrentarão grandes incêndios.
- Hugo Chavez adotará medidas que serão criticadas pela oposição, e isso o fará permanecer na mídia internacional.
- Haverá escaramuças na fronteira entre as Coreias, com alfinetadas de ambos os lados.
- Surgirão rumores sobre a saúde de Fidel Castro. O líder não tão aposentado poderá ser realmente internado.
- Uma importante atriz anunciará o fim de seu relacionamento. Mas, em breve, será vista aos beijos com uma celebridade emergente.
- Roberto Carlos fará um show comemorativo no final do ano.
- Um importante apresentador amargurará baixos índices de audiência, criando uma crise entre anunciantes e em sua emissora.
- Uma celebridade anunciará sua gravidez tão esperada, e tirará fotos para uma famosa revista de futilidades, fazendo compras para seu bebê em lojas caríssimas.
- Sílvio Berlusconi enfrentará turbulências em seu governo, devido a escândalos sexuais e declarações estapafúrdias.
- Haverá muita discussão e brigas durante a apuração dos resultados dos desfiles de escolas de samba, no Rio e em são Paulo. Haverá acusações de que houve manipulação de notas. A festa das campeãs vai varar a noite, e haverá muito lixo. Também haverá alguma confusão devido ao excesso de bebidas.

Para encerrar o ano

Para encerrar o ano, que foi caracterizado por exemplos muito bons da estupidez humana, duas pérolas:

Esta é bizarra:

No Estadão, aqui:
Grupo desmente dicas de saúde 'bizarras' feitas por celebridades
Entre teorias mirabolantes estão pulseiras holográficas, ingestão de esperma e dieta com carvão

Só porque meia dúzia de pseudo-celebridades fazem, ou dizem fazer (e há uma diferença), e declaram isso abertamente, as hordas de bobões vão na esteira, achando que fazem um bom negócio.

Esta agora é um retrato real e triste.

No Globo, aqui:
Morre Isabelle Caro, modelo que lutava contra anorexia

Distúrbios alimentares, fisiológicos e psicológicos, tais como anorexia, bulimia, excesso/falta de sono, hiperatividade, consumo de drogas (sólidas, líquidas, gasosas, não importa).
Busca de um suposto "ideal de beleza". Aliás, ideal este bastante duvidoso...
"Criações" que mais parecem fantasias, e que talvez fossem usadas em desfiles de carnaval. Isso se os carnavalescos não reprovassem o modelito.
Imposição de usos e costumes bastante descolados da realidade das ruas.
Tentativas (às vezes bem sucedidas) de despertar desejos, de criar necessidades que não existem e de impor padrões de consumo.
Enfim, um mundo totalmente à parte daquele em que vivemos, o planeta das pessoas comuns.
Eis um breve resumo do chamado "mundo da moda", sendo que um dos seus sub-produtos é esse que vemos na matéria.
Pessoas doentes, moribundas, em situações degradantes, literalmente morrendo por uma causa que não seria bem a sua, nas condições normais de temperatura e pressão.

Já passou da hora de começarmos a reduzir os níveis de estupidez desse primata mal resolvido que chamamos cerumano.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Feliz Ano Novo!

É chegada a hora do grande rito de passagem.
Nossas vidas têm vários desses ritos: o batismo, a 1ª comunhão e a crisma para os católicos (claro, há os assemlhados para as diversas religiões), o 1º e o último dia de aula (nos vários ciclos escolares), idem no trabalho, o casamento, as festas de aniversário.
Todos eles têm significado, para nós e para a sociedade. São transições, pontos de inflexão, reflexão, participação e aceitação.
Velhas atitudes são abandonadas, e novas são adotadas. Ao passarmos pelos ritos, geralmente formalizamos coisas que até já fazíamos.
Na realidade, muitas vezes pouca coisa muda. Principalmente no âmbito fisiológico, pois apenas ficamos um dia mais velhos.
Mas tudo isso é parte de nossas vidas e da sociedade.
O ano de 2010 se encerra, e 2011 está passando pelo batente, entrando em nossas vidas.
Vários serão os ritos de passagem: pular ondas, comer caroços de uva/romã, pular com a perna esquerda/direita, usar/não usar determinada cor, entre outros.
Muitas também serão as "resoluções". Vou fazer/deixar de fazer, vou isso, vou aquilo...
O que acontecerá ao longo dos próximos 12 meses? Sei lá... O futuro a Deus pertence.
Pela frente, certamente, teremos brigas e reconciliações, erros e acertos, despedidas e reencontros, maus e bons momentos.
Só sei que, lá na frente, teremos outro rito de passagem. E nova mudança de calendário. Estaremos um ano mais velhos. Ou mais experientes.
Ritos à parte, desejo a todos os amigos um reveillon animado (mas, sob certos aspectos, tranquilo) e um excelente 2011.
Espero que todos tenham saúde, prosperidade, paz, tranquilidade, segurança e muito amor.
E desejo também que meus leitores continuem a prestigiar este nosso espaço, onde continuaremos a ter discussões, brincadeiras e reflexões, tudo civilizadamente, claro!
Um Feliz Ano Novo a todos, e até de repente!

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A volta às quadras


Foto extraída do site Imotion Images, aqui.

Os dinossauros ainda não foram extintos!
Estou gostando cada vez mais da minha volta às quadras de tênis.
Os golpes estão melhorando, o medo de bater na bola vai virando fumaça, e as dores estão diminuindo. Só o ombro ainda dói um pouco na hora do saque. Mas isso também será devidamente equacionado.
Certamente foi uma das melhores decisões tomadas neste ano de 2010, que já se encaminha para os "finalmentes". Tudo bem, foi quase no final, mas foi ainda neste ano, certo? Então, está valendo!
Para 2011, uma das resoluções será a troca de minhas velhas (e põe velhas nisso!) raquetes Dunlop, que já me acompanham desde o século passado.
Como diz meu antigo professor de tênis:
- Olho na bola, nenê!
- Tá. Isso é fácil. Mas como jogar bem?
- Saca forte, sobe na rede e mata o ponto!
- Mas e se o outro estiver sacando?
- Não tem problema. Bate forte, sobe na rede e mata o ponto!
- É... Parece fácil, né?
- Falar é fácil, mas difícil é executar. Eheheheheheh!

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Feliz Natal!!

Amigos de caminhada,
Desejo a todos um Natal abençoado e iluminado, que possa ser passado ao lado dos parentes e dos melhores amigos, com muita alegria e tranquilidade.
Espero que todos se lembrem do aniversariante, o Mestre dos Mestres, aquele que veio para mostrar o caminho, a verdade e a vida.
Espero que o consumismo seja deixado um pouco de lado.
Espero que ninguém passe dos limites ao volante.
Espero que ninguém abuse da comida, e nem da bebida.

Feliz Natal a todos!!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Só faltou a melancia

Na Folha, aqui:

22/12/2010 - 15h03
Lady Gaga sai sem calças em frio de 7 graus negativos

Essa moça deve ter alguns parafusos a menos. Ou, se estão todos lá, devem estar bem frouxos.
E a mídia, paparazzis inclusos, está louca para mostrar lances "inusitados".
Se ninguém repercutisse esses comportamentos estapafúrdios, ela logo pararia com atitudes desse "calibre".
Para mim, para completar o visual, só faltou pendurar uma melancia na argola da coleira. Acho que é porque não é fruta da época na Europa... Se fosse...
Mas começo a desconfiar que o tratador deixou a corrente solta, e nem se preocupou em usar enforcador.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Árvore para poucos

Na Folha, aqui:
17/12/2010 - 11h00
Árvore de madeira com 130 bombons custa R$ 2.450 em doceria de SP

Não é por nada, não, mas... Pagar esse preço todo por meros 130 bombons? São mais de R$ 18,80 por bombom... Tudo bem, você me diria que dá para reaproveitar a árvore. Mas é apenas uma árvore de 80 cm... Veja:

Tá bom, é moderninha, é bonitinha, mas é um desperdício de dinheiro. Nestes tempos bicudos, em que o crédito está caro (e bem caro), eu não gastaria nisso. Mas gosto não se discute, lamenta-se...
Aproveitando para falar de Natal, uma observação: no pouco que tenho assistido de TV, não tenho visto muitas propagandas falando sobre o Natal, como vi em anos passados. E nem tenho visto muitas casas e lojas enfeitadas. Também não tenho visto muita gente comprando durante o período de abertura das lojas à noite. Vejo pessoas passeando, olhando vitrines, entrando e saindo de lojas, mas quase ninguém com sacolas e caixas.
Já começo a desconfiar dessas tais previsões de dirigentes lojistas que falam em aumentos de vendas de 10 a 14% em relação ao ano passado.
E, cá entre nós, o que tem um quilo de filé mignon para custar mais de R$ 50,00? Esse povo está louco? Por mim, vai ficar tudo lá, nos balcões refrigerados...

sábado, 18 de dezembro de 2010

Ritmo de final de ano

Amigos, o ritmo das postagens está meio lento, ao contrário do ritmo das performances sociais.
Essa é uma característica do período de final de ano, com todas as comemorações, confraternizações, jantares, churrascos e almoços que não temos durante todo o restante do ano.
Ontem mesmo tive três eventos. Tive que abrir mão de um deles, pois certamente não daria conta. Hoje tenho mais um. Amanhã, vou encarar bravamente um daqueles churrascos que duram o dia todo, com direito a muito truco.
No próximo final de semana temos o Natal. No outro, a comemoração do Ano Novo. E, nesse meio, sei que aparecerão mais algumas "coisinhas".
A quantidade de calorias ingeridas aumenta astronomicamente, e a quantidade de horas gastas com exercícios terá que aumentar, no mínimo, de maneira igual.
Felizmente tomei uma dose de vergonha e voltei a jogar tênis, depois de quase cinco anos longe das quadras. Claro, estou pagando o preço, com as dores generalizadas nos ombros, costas, braços e pernas. Mas elas já estão diminuindo, enquanto o índice de acertos está crescendo.
Olhemos pelo lado positivo: além de fazer bem para a saúde, é uma resolução a menos para a lista do ano que vem.

Notas sobre uma cidade grande 8

Em toda cidade grande há muitos bares “transados”, cheios de firulas, decorados pelos arquitetos "da moda", com aquele visual moderninho/clássico/antigo, cheios de peças envelhecidas, com muita madeira de demolição, pinturas em pátina e coisas do gênero.
Até aí, tudo bem. O problema são os preços. Aqui no interior ainda se pede uma Original entre R$ 4,50 e R$ 5,00. Em Sampa ela fica entre R$ 7,00 e R$ 8,00, às vezes até mais. Isso quando não se cobra, por uma latinha ou uma long-neck, o preço de uma cerveja grande.
A porção de batatas fritas é quase proibitiva. Pelo preço, compra-se quase um saco de batatas. Nem falo sobre outras porções, pois quase se cai da cadeira quando se vê o cardápio.
A causa disso? Gostaria de saber... Será que a conta da decoração ainda vai vencer?

Com este post, encerro esta série de impressões sobre a "cidade grande". Como o tema é fascinante, devo voltar a ele em breve.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Notas sobre uma cidade grande 7, ou o formigueiro humano

Um formigueiro humano. Esta é uma boa imagem da São Paulo atual. Uns vão, outros vêm. Estão dentro dos ônibus, carros, carrinhos e carrões, trens, motos, e caminhões de todos os tamanhos. Por baixo vai o metrô, por cima, os helicópteros e aviões. Para onde irão todos?
As academias estão cheias a qualquer hora. Estariam todos interessados somente na saúde? Ou há também o interesse na aparência e na azaração? A resposta todos sabemos...
À noite, muitos escritórios nos prédios continuam acesos, mesmo depois do que seria a hora do encerramento do expediente. O acontece ali? Daqui de baixo não se consegue ver. Seria trabalho? A equipe da limpeza? Festas? Sexo?
A fauna urbana é realmente muito rica. Roupas de todos os tipos e tamanhos, e cabelos de variados comprimentos e cores. Os brincos são de formas inusitadas, os piercings aparecem em locais cada vez mais esquisitos, e as tatuagens deixaram de ser um diferencial.
O grande choque para quem é do interior, e foi criado num sistema mais rígido de padrões morais e religiosos, e não está assim tão preparado psicologicamente, é a diversidade das relações afetivas. Não quero fazer juízos de valor, e nem cercear a liberdade de pensamento/crença/orientação sexual das pessoas, mas ainda é um pouco chocante ver logo ali, ao vivo, do seu lado, manifestações abertas e liberais homem-homem, mulher-mulher, e indefinido-indefinido.
Atitudes não se discutem. Ou são altamente discutíveis, sei lá...