Obrigado pela visita, e volte sempre que quiser!

Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de abril de 2011

O fascínio pelas pedras

No Globo, aqui.

Publicada em 13/04/2011 às 16h47
Diamante rosa fica sem comprador em leilão

A pedra em questão é um diamante rosa arroxeado, de meros 10 quilates (por volta de 2 gramas). A previsão era de que atingisse um valor próximo a US$ 15 milhões, num leilão organizado pela Christie’s. Mas nenhum dos dois clientes que deram lances sequer chegou perto do que o proprietário pedia.
Não sou geólogo, mas gosto de pedras.
Sei lá, mas deve ser por causa da influência de minha mãe, que era professora de geografia. Boa parte dos livros, lá em casa, era dessa disciplina.
Quando viajávamos, ela ficava me mostrando e explicando os tipos de formação rochosa, e também as características dos diversos tipos de vegetação que víamos. Imagine só: eu tinha uma professora particular de geografia.
Muitos anos depois, morei próximo a Búzios, no litoral do estado do RJ. O local, por si só, é um paraíso para turistas, e também para geólogos e biólogos.
Às vezes íamos passear por lá, nos finais de semana, e uma passada pela chamada Rua das Pedras era obrigatória.
Havia (não sei se ainda está aberta) uma loja de venda de pedras preciosas e semi-preciosas, e minha parada ali era religiosa. Eu ficava (e ainda fico) fascinado, apreciando a beleza e a variedade das gemas ali expostas. Não foram poucas as ocasiões em que minha esposa ia olhar as lojas de roupas, e eu ficava conversando com um dos vendedores sobre aquelas preciosidades. Chegaram até a perguntar se eu era geólogo. Fui franco em admitir que era apenas um engenheiro curioso. A moça não pareceu ter ficado muito satisfeita com a resposta.
Acredito que muitas outras pessoas se sintam atraídas pelas pedras. E penso não ser só pelo preço, mas também por essa estranha energia que elas emanam.
Disseram-me certa vez que, esotericamente, não somos nós que escolhemos uma gema, mas sim que ela nos escolhe.

Um comentário:

  1. Ôôô... 15 milhões? Se eu soubesse que tava na promoção, tinha arrematado! :)
    abraço!
    Mônica

    ResponderExcluir