Obrigado pela visita, e volte sempre que quiser!

Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Eu tô um caco...

Na Folha On-line, aqui.

06/06/2011 - 09h43
Jovens de classe média adotam a preguiça como profissão - um artigo de Carlos Minuano

Um dos parágrafos da reportagem:
Andréa M., 22, formada em gastronomia, revela sua receita predileta: levar a vida em banho-maria. "Em plena quarta-feira, fui à praia com uma amiga. Se eu estivesse trabalhando, isso não seria possível", diz.
Outro trecho:
Ela conta que, para espantar a monotonia, sai três ou quatro vezes por semana. Seu roteiro inclui bares e baladas na Vila Madalena.
Andréa admite que os seus pais não concordam muito com sua situação atual. "Vivem me dizendo para ir trabalhar. Mas agora, no inverno, prefiro é ficar embaixo das cobertas."


Um descansozinho de vez em quando, tudo bem. Às vezes eu também tenho vontade de ficar embaixo do edredon, principalmente nos dias mais frios. Mas abusar da sorte já é demais, certo?
No lado dos mais novos, tenho visto com frequência pessoas dizendo que querem retardar sua entrada no mercado de trabalho. Muitas vezes, o motivo é fazer uma pós-graduação, ou um curso de línguas. Mas, às vezes, o motivo é querer ficar o maior tempo possível na barra da saia, ou na aba.
Já no lado dos mais velhos, vejo um contingente cada vez maior de profissionais querendo se aposentar o mais rápido possível. Os motivos são vários: cansaço, desânimo, falta de perspectivas.
Poderíamos escrever um tratado psicológico abordando esse aspecto da vida moderna.
Seria uma busca do prazer, pelo prazer, ou do ócio, pelo ócio? E sem querer pagar o preço? Onde chegaremos?
Bem, não sei onde chegaremos, mas posso descansar um pouquinho antes de irmos? Eu tô um caco...

Para complementar, na reportagem da Folha tem um gráfico com os 10 mandamentos do ócio. Vocês vão se divertir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário