Obrigado pela visita, e volte sempre que quiser!

Pesquisar este blog

sábado, 17 de abril de 2010

A vida é melhor com trilha sonora

Uma das minhas paixões, assim como de muitas pessoas, é a música.
Já imaginou como seria sua vida sem trilha sonora?
Sem poder ouvir seus conjuntos ou cantores preferidos?
No mínimo, seria uma chatice. E bem silenciosa...
Há um velho ditado que diz:
“Gosto não se discute.”
Em alguns (ou muitos) casos, eu acrescentaria algo, ficando assim:
“Gosto não se discute. Lamenta-se.”
Quanto à música, posso dizer que sou eclético, pois ouço desde a clássica até o heavy metal. Só não gosto de pagode, breganejo, funk e rap. Voltaremos a falar de música muitas outras vezes.
Agora há pouco, ouvi “O Trenzinho do Caipira”, de Heitor Villa-Lobos, um dos grandes maestros e compositores brasileiros. Você já deve ter ouvido pedaços dela em várias propagandas, tanto na TV, como no rádio. Esta obra faz parte das Bachianas Brasileiras nº 2, composta em 1930.
O maestro captou, com perfeição, os sons de uma locomotiva a vapor, e passou-os para a linguagem musical. A impressão que tenho, ao fechar os olhos, é a de ver a locomotiva passando na minha frente, em meio àquela nuvem de vapor, a caminho de alguma pequena estação no interior do Brasil.
É uma sensação muito gostosa, para quem cresceu vendo trens de passageiros e de carga, lá na década de 70. Meu avô materno era Chefe de Trens da antiga FEPASA.
Quando ele ia à estação para conferir a escala, ou seja, para ver em qual trem ele estaria de serviço, eu costumava ir com ele. Era uma alegria imensa para uma criança ver uma daquelas locomotivas de perto, poder entrar na cabine de comando, e ver aquela parafernália de alavancas, botões e comandos. Aquele cheiro, mistura de diesel, óleos lubrificantes, graxa e creolina, ainda está na minha memória.
Tempos que não voltam mais... Os trens, hoje, estão quase extintos. E pensar que, na Europa, o transporte ferroviário é levado a sério...

No site da Wikipédia, link abaixo, há uma página do Trenzinho Caipira, onde você pode ouvir esta composição, interpretada pela Orquestra Sinfônica Brasileira. Vale a pena.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Trenzinho_do_Caipira

Um comentário:

  1. Gege, sou um amante da música também. Meu sonho é poder mexer só com isso e não ter que decorar, por exemplo, as hipóteses de licitação dispensável da lei 8666 (rs).
    Aí, pergunto: vcs conhecem um cantor paulista chamado Renato Braz. Para mim, ele e Milton Nascimento são os dois maiores cantores do Brasil. O cara é sublime. Nasceu pra cantar. Se não ouviu, ouça, por exemplo, a canção "Anabela" dele. E depois ouça "Desenredo", do Dori Caymmi, na voz dele. Coisa linda!

    ResponderExcluir