Obrigado pela visita, e volte sempre que quiser!

Pesquisar este blog

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Escutatória

Ouvi o termo ontem à noite, e fui procurar agora pela manhã. Trata-se de "escutatória". Está numa das crônicas do excelente Rubem Alves, aqui.
A frase inicial é a seguinte, e dá o toque certeiro:
Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar. Ninguém quer aprender a ouvir. Pensei em oferecer um curso de escutatória. Mas acho que ninguém vai se matricular.

Há muitas frases que envolvem o tema. Algumas delas:
A palavra é prata, mas o silêncio é ouro.
Uma imagem vale mais do que mil palavras.
Ele perdeu uma chance enorme de ficar com a boca fechada.
Fulano calado é um poeta.
O homem tem dois olhos, dois ouvidos e apenas uma boca.
Quem fala muito acaba dando bom dia a cavalo.

No fundo, todas dizem a mesma coisa. Temos que aprender a ouvir mais, e a falar menos.
Gosto de brincar um pouco com os amigos. Uma frase espirituosa, um gracejo, algo que possa aliviar a tensão, ou que possa desarmar os espíritos, mas sempre tento fazê-lo dentro de limites civilizados. Não gosto de brincadeiras brutas ou pesadas pois, para mim, isto é deprimente.
Entretanto, venho enfrentando verdadeiras saias justas, pois alguns não têm aceito nada que se assemelhe a simples gracejos. Algo assim:
- Olha o sumido! Vê se aparece mais. Virou visitante? (em tom de brincadeira, sorriso aberto, com o tradicional tapinha no ombro)
- Puxa lá na lista de presença. Vê se a minha freqüência não é maior que a sua... (em tom irritado, semblante fechado, já virando-se para o lado e saindo da roda, pisando duro)
As pessoas partem para a ignorância, e despejam uma ira insana sobre este pobre vivente. Chego a me espantar com o estresse acumulado, liberado instantaneamente, tal como um raio saído de uma nuvem de chuva.
Começo a pensar seriamente nas hipóteses radicais:
1. O mundo todo está certo, e só eu estou errado?
2. Todo mundo está errado, e só eu estou vendo isso?
Seria um caso clássico de aplicação do princípio "mas o rei está nu, vocês não estão vendo"?
Qualquer que seja a solução do dilema, vou passar a me policiar mais. Vou tentar aplicar a regra de ouro da escutatória, aderindo ao silêncio por mais tempo.
Sei que alguns vão comemorar essa decisão. O duro vai ser aguentar o falatório...

Nenhum comentário:

Postar um comentário