Obrigado pela visita, e volte sempre que quiser!

Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Tenho muito o que aprender

Hoje recebi uma mensagem de e-mail que tinha a seguinte frase do Swami Brahmananda:
"Aprendam a ser pacientes. A ira pode ser controlada por meio da paciência. Sejam pacientes, tolerantes e humildes. A humildade é de grande ajuda na construção do caráter. Sri Ramakrishna costumava dizer: "quando a superfície é mais baixa a água se acumula, quando é mais alta a água vai embora." No homem humilde a doçura de caráter e outras qualidades positivas desenvolvem-se naturalmente."

Depois de um tempo meditando sobre isso, cheguei à conclusão de que ainda tenho muito o que aprender.
Quanto à humildade, até que estou caminhando. Lentamente, mas caminhando.
Já quanto à paciência e à tolerância, bem, aí a coisa muda de figura.
Nos últimos tempos tenho perdido a paciência por muito pouca coisa. E meu nível de tolerância está bem aquém do aceitável.
Meu pavio está perigosamente curto e, por várias vezes, tive de me controlar bastante para não sair dizendo "cobras e lagartos".
Além disso, não podemos controlar certas situações, e não temos como fazer acontecer coisas que dependem de pessoas que estão a muitos quilômetros, e que têm interesses muito diferentes dos nossos.
Penso que já passou da hora de ficar adiando minhas férias. Uns dias longe do trabalho pode ser um excelente começo. Outro ponto importante é ceder aos apelos da minha mulher e começar a meditar, ou fazer yoga, ou qualquer coisa dessas. Acalmar a mente e reduzir o estresse me parece ser um bom caminho para o aprendizado proposto pelo Swami.

Nenhum comentário:

Postar um comentário