Obrigado pela visita, e volte sempre que quiser!

Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Londres em dois filmes (que podem ser três)

Depois da sexta, 13, em que nada de anormal aconteceu (como previsto), um final de semana tranquilo.
Aproveitamos a queda da temperatura para passar na locadora e retirar alguns DVDs.
Dessa vez, minha recomendação vai para dois bons filmes, ambientados na mesma cidade, Londres.

Um deles é de 2005, e seu título em português é Sra. Henderson Apresenta (Mrs. Henderson Presents).
É uma produção britânica, dos Estúdios BBC, com direção de Stephen Frears.
A interpretação dos dois atores principais é primorosa: Judi Dench é a Sra. Henderson, e Bob Hoskins é Vivian Van Damm.
Um breve resumo é: Laura Henderson, uma britânica rica, após ficar viúva, compra um teatro antigo em Londres (pouco antes de ser bombardeada pelos alemães, durante a 2ª Guerra Mundial) e o reabre como Windmill Theatre, comandado por Vivan Van Damm, um judeu descendente de holandeses. A casa de shows que fica famosa por conta, entre outras coisas, das apresentações de garotas nuas.
Depois de assitir ao filme, que tem boa ambientação histórica e com figurino bem escolhido, fiquei pensando sobre o pano de fundo do filme, que é a guerra, o supra-sumo da estupidez humana. Rios de dinheiro gastos para mandar jovens para a morte, geralmente por motivos insustentáveis. Gostaria de saber se, um dia, essa monstruosidade vai acabar... Só que os interesses econômicos quase sempre falam mais alto...

O outro filme é Sherlock Holmes, de 2009, dirigido por Guy Ritchie. Excelente diversão.
Um breve resumo: o filme, também ambientado em Londres, conta de maneira arrojada, repleta de ação, adrenalina, humor e romance a história do legendário detetive da literatura, Sherlock Holmes. O detetive, interpretado por Robert Downey Jr., e seu fiel parceiro John Watson, interpretado pelo ator Jude Law, utilizando suas habilidades físicas e mentais, envolvem-se em uma batalha contra o crime na Inglaterra, liderado pelo Lorde Blackwood (Mark Strong), vilão que pretende pertubar a paz e acabar com a ordem no Reino Unido. Rachel McAdams interpreta Irene Adler, que já esteve envolvida com Holmes em aventuras anteriores, segundo diálogos travados entre eles. Ao longo da trama aparece a figura do Professor Moriarty, que passará a ser perseguido por Holmes.
O gostinho de quero mais, ao final do fime, será aplacado com Sherlock Holmes 2, que deve começar a ser filmado no final deste ano.

Eu recomendei dois filmes, mas houve um terceiro, que foi Harry Potter e o Enigma do Príncipe (Harry Potter and the Half Blood Prince), de 2008, com direção de David Yates. Também há locações em Londres. Quase não consegui assistir, pois o DVD estava travando (coisas que acontecem com quem pega DVDs em locadoras, pois nem todo mundo toma os devidos cuidados). Depois das quase duas horas e meia, ficou uma sensação de que a série está sombria e um pouco mis parada. A produção é boa, os efeitos especiais são caprichados, mas recomendo só para fãs. O final da série HP está programado para dois filmes, um em 2010, e o outro em 2011 (As Relíquias da Morte). Talvez as coisas fiquem um pouco mais movimentadas. Por enquanto, se quiser encarar, é bom assistir caso não esteja cansado. Há risco de dormir. Aproveito para contar: Dumbledore morre no final. Só não vou contar quem foi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário