Obrigado pela visita, e volte sempre que quiser!

Pesquisar este blog

domingo, 29 de agosto de 2010

Tempo seco 1

Nestes dias de mudanças climáticas, é louvável o plantio de mudas de árvores nas ruas, apesar de o poder público e a população terem condições de fazer um pouco mais a respeito.
Vejo quarteirões inteiros sem uma única árvore, castigados pelo sol inclemente de nosso país tropical, independente de estação do ano.
Em algumas ruas, encontro poucos exemplares recentemente plantados. Seria uma atitude elogiosa, se não fossem tempos de aridez quase desértica, neste inverno esquisitamente tórrido.
As mudas são plantadas e lá ficam, sob o sol, perdendo gradativamente sua exuberância, sem uma gota de água salvadora, negada pelos governantes, por seus subordinados e também pelos moradores próximos. Ninguém se digna a atravessar a rua com uma caneca e regar a pobre planta. Apesar de tímida, esta atitude pode ajudar a melhorar a condição de vida nas cidades médias e grandes, por exemplo, reduzindo a temperatura média e aumentando a umidade relativa do ar.
Poucas são as pessoas que dizem querer uma árvore em frente à sua casa, e as desculpas são várias. Entre elas, o trabalho que teriam em varrer as folhas e flores que caem, supostamente “sujando” a rua.
Entretanto, são estas mesmas pessoas que reclamam quando têm de caminhar pelas ruas sem ter uma sombra sequer para descansar, ao longo do percurso. Também reclamam quando estacionam seus carros sob o sol, transformando-os em verdadeiros "autos-fornos".
É o nosso descaso que transforma a futura árvore frondosa, com sua sombra refrescante, em um pequeno pau ressequido e imprestável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário