Obrigado pela visita, e volte sempre que quiser!

Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Sexta-feira, 13 de agosto

Pergunta para os supersticiosos: como foi a sua sexta-feira, 13 de agosto? Pegou o trevo de quatro folhas, a figa e o patuá antes de sair de casa? Usou o pé direito ao entrar ou sair de cada ambiente frequentado? Consultou os astros? Defumou seu escritório? Fez tudo isso e mais um pouco? Ou não deu bola?
Só faltou ser lua cheia e ano bissexto, para completar a conjunção supostamente fatídica?
Provavelmente, nada de extraordinário aconteceu, certo?
Ou você martelou o dedão? Ou talvez tenha chutado o pé da cama, logo cedo?
O certo é que pouco, ou quase nada, acontece. As chances de algo ocorrer neste dia são exatamente iguais às de qualquer outro dia. Probabilidade, certo? A matemática, mais especificamente a estatística, é categórica.

Agora, uma curiosidade totalmente inútil, associada à vontade insana do ser humano de dar nome para tudo.
Esta eu tirei da Wikipedia (veja aqui), onde você pode ler mais sobre esta data tão comentada.
Triscaidecafobia é medo irracional e incomum do número 13. É bastante comum nos EUA, onde muitos prédios altos não têm o 13º andar, contando-se 12º, 12º-A e 14. Como se isso fosse adiantar muito...
O medo específico da sexta-feira 13 é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia.

Um comentário:

  1. Olha, devo confessar que a minha sexta-feira 13 de agosto começou muito bem e terminou melhor ainda, em boa companhia, tomando uma caipirinha com pessoas muito queridas num bar e ouvindo música da melhor qualidade. Noite fria de lua nova, céu estrelado e tudo o mais. Se me prometerem que as próximas vão ser do mesmo nível, tou dentro! :-)

    ResponderExcluir