Obrigado pela visita, e volte sempre que quiser!

Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Calou-se a voz do Primeira Hora

Na Folha:
Íntegra aqui.
06/09/2010 - 00h00
Lourival Nascimento Pacheco (1935 - 2010) - A voz da "Primeira Hora" de SP

Em 1983 eu estava me preparando para o vestibular de engenharia. Minha mãe, professora, ia para a escola e me deixava em frente ao prédio onde funcionava o cursinho.
O fusquinha verde oliva (seu apelido na turma era Osório, pois se parecia, pela cor, com um dos carros de combate do Exército) só tinha o rádio AM. Logo ao entrar no carro, eu sintonizava uma rádio que retransmitia o Primeira Hora.
Lembro-me de ouvir o Lourival dizendo que os "passaros de prata" da ponte aérea pousavam e decolavam normalmente no Aeroporto de Congonhas. Naquele tempo, ainda operavam os Lockheed L-188 Electra, turboélice com quatro motores. Este modelo foi exclusivo na ponte aérea de 1975 a 1991.
Segundo a lenda, dizia-se que, se necessário, ele poderia voar só com um dos motores, caso os outros três falhassem. Não sei se isso aconteceu alguma vez, mas não me lembro de casos de acidentes com esses aviões na história da rota São Paulo-Rio.
Na Wikipedia há uma página sobre o Electra.
Para lembrar desse avião, segue uma foto que tirei de www.jetsite.com.br. Para quem gosta de aviões, como eu, este site é bem interessante.
Ela mostra um dos Electra da Varig, o PP-VJM. Ao fundo, notem a cidade de São Paulo, vista do pátio de Congonhas. Uma viagem ao passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário