Obrigado pela visita, e volte sempre que quiser!

Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Cena urbana normal - 4

Esta é uma cena urbana natural, sem resquícios da estupidez humana.
Mais uma daquelas tardes quentes de final de inverno. Brisa apenas suficiente para mover as folhas.
Céu completamente cinza, mas sem nuvens, resultado das muitas queimadas e da ausência de chuva. O tempo seco permanecia implacável.
Da minha janela do escritório, noto um movimento diferente. Começo a procurar na árvore mais próxima, mas não vejo nada.
Depois de alguns instantes, lá está ele. Um pica-pau, fazendo aquilo que lhe dá o nome. Está preparando o ninho. Vejo-o saindo do buraco. É um pica-pau carijó (Colaptes melanochloros).
Caço a máquina fotográfica mais próxima, saio e chego mais perto. Consigo fazer algumas fotos com o zoom, mas saem tremidas.
Bem devagar, vou me aproximando. Ele fica imóvel, mas atento.

Quando me vê alguns centímetros mais perto, começa a subir pelo galho, e faz a pose para a foto.

Vantagens de se trabalhar cercado por árvores, certo? Sou um felizardo.
A natureza segue seu curso, apesar de nós, e não por nossa causa, e apesar de uns e outros acharem que o centro do universo está mais próximo de seus umbigos.
Você tem dúvidas de que a Terra sobreviveria sem a nossa espécie?

Um comentário:

  1. Essas coisas não são mesmo incríveis? Tem uma andorinha fazendo ninho num buraco do forro de gesso da garagem (era pra gente ter consertado antes, foi ficando, agor virou condomínio...). E, na garagem do prédio do meu irmão, um beija-flor fez ninho em cima da luminária do teto... A Natureza é mesmo teimosa! :-)
    abraço
    Mônica
    @madamemon

    ResponderExcluir