Obrigado pela visita, e volte sempre que quiser!

Pesquisar este blog

domingo, 25 de julho de 2010

Você já trabalhou à noite?

Na Folha:
25/07/2010 - 15h04
Corpo sofre com trabalho à noite
Veja a íntegra aqui.

A reportagem cita uma estimativa de 15 milhões de trabalhadores no turno noturno.
Eu já fiz parte deste contingente, durante o período em que trabalhei numa siderúrgica. A usina trabalhava (e trabalha, ainda) 24 horas por dia, 365 dias por ano, em ritmo frenético. Fiquei durante um tempo numa das cinco equipes da Central Termoelétrica. Trabalhávamos em horários alternados, sendo dois dias das 23 às 7, dois dias das 7 às 15, e dois dias das 15 às 23, com folga de 96 horas. Na época, essas folgas eram bem aproveitadas, pois podia resolver assuntos pessoais, visitar meus pais, encontrar a namorada, bater uma bola com os amigos.
O problema era a volta, pois tinha de enfrentar a estrada (sorte que eram pistas duplas) logo depois do almoço, para chegar a tempo de dormir um pouco, e pegar o ônibus da usina por volta das 22.
No começo eu estranhei bastante. Depois, entrei no ritmo. Quando saí do turno, e fui para o horário administrativo, demorei um pouco para me acostumar.
O ritmo de trabalho no chamado ADM era melhor, por conta dos horários certos. O ruim é que as folgas passaram a ser somente aos finais de semana, com dois dias, e também tive um problema no órgão mais sensível do corpo humano: o bolso. Saindo do turno, perdi o adicional noturno...
Foi um período muito produtivo, em termos profissionais. Aprendi boas lições, que uso até hoje. Às vezes tenho sonhos relacionados com essa época. Alguns deles, meio catastróficos. O mais recente, há alguns dias, envolvia explosões e um incêndio infernal num dos Altos-Fornos. Nunca passei por uma situação semelhante na empresa. Sinceramente, espero que esse sonho seja apenas isso, um sonho ruim. Espero que minha antiga empresa não enfrente um problema desses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário